(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Sol todos os dias. E, nada é mais gostoso do que ver o céu brilhando logo pela manhã. Convite para agradecer. Possibilidades de pancadas de chuva também diariamente: pelo menos até sexta. Isso que dizer que os serviços de meteorologia prometem o próximo final de semana, caso de domingo, dia de eleições, sem chuva, com o calor em alta, chegando os termômetros aos 35 graus. Aliás, a semana toda teremos temperaturas acima dos 30, sol pela manhã e a chuva a partir do período da tarde. Com eleição domingo, praticamente termina novembro e depois o assunto será o Natal. E, como será o nosso Natal em termos de pandemia? Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“Minha indicação para Piracicaba foi uma surpresa. Lembrei do rio e da pamonha”.
Dom Devair Araújo da Fonseca (Novo Bispo de Piracicaba em entrevista ao Jornal da Manhã na rádio Jovem Pan News Piracicaba).
OLHO NO OLHO
Nas fotos, Dom Devair sempre aparece sorrindo. Passa a imagem de uma pessoa simpática. Com apenas 52 anos e já bispo, Devair Araújo da Fonseca, tem uma longa estrada pela frente e queira Deus que ele conquiste Piracicaba. Ontem (23), na rádio Jovem Pan News Piracicaba, uma bela surpresa, num trabalho feliz dos amigos Roberto Morais e Adriana Passari, entrevistando o novo chefe da Igreja Católica de Piracicaba, que deve assumir em janeiro. Como católico praticante, afirmamos ser a aproximação, a amizade sincera (e não aparente) de um ministro religioso, ser importante e decisiva para aumentar e unir o rebanho. Piracicaba tem pelos quatro cantos, ótimos padres e religiosos, mas falta uma verdadeira liderança que se identifique com o seu povo, muitas vezes se mostrando perdido ou indeciso. Como curiosidade, Dom Devair contou para o Roberto Morais e a Adriana Passari, que, em Franca sua cidade, trabalhou na indústria de calçados, também foi bancário e aos 23 anos, Deus o convocou para uma missão abençoada. Que seja feliz na Noiva da Colina e possa atender as expectativas dele e da população.
ÚLTIMA
Outra vez a vacinação contra a poliomielite foi prorrogada: até o dia 30 de novembro. Nossas autoridades querem 95% das crianças imunizadas, mas esse objetivo já não é alcançado a pelo menos três anos. Por enquanto, a meta não chegou perto dos 60%. Por que tanta resistência? A pólio é uma ameaça séria, contudo, mesmo assim os pais e responsáveis não se sentem motivados ou obrigados a levar as crianças para tomar a vacina. O que fazer?
PONTO FINAL
Ontem (23), segunda-feira, a política piracicabana, em momento de campanha eleitoral (neste próximo domingo, dia 29, acontece o segundo turno para Prefeito Municipal), viveu dois momentos diferentes. Na parte da manhã, o PSDB comemorou o sucesso de Barjas Negri no debate que aconteceu domingo (22) na EPTV (Globo). Porém, no período da tarde tudo mudou com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (São Paulo), que considerou o atual prefeito e candidato inelegível, com direito a recurso. O relator Manuel Marcelino do TER-SP sustentou que o atual prefeito de Piracicaba possui condenação em segunda instância por impropriedade administrativa, sendo acompanhado por todos os demais julgadores, sem exceção. O tribunal paulista reverteu decisão da Justiça de Piracicaba, rejeitando o pedido de registro de candidatura e, ainda decidindo que, em um dos casos, Barjas Negri deve restituir R$ 40,8 mil aos cofres públicos. A defesa do prefeito (dr. João Carlos Carcanholo), sustenta que a decisão do TER-SP contraria o entendimento da Justiça de Piracicaba, reforçando sua confiança de que o Tribunal Superior Eleitoral deve acatar o registro da candidatura, alegando que, embora unânime, a decisão contraria a jurisprudência pacifica do próprio tribunal e principalmente do TSE. Recurso deve ser protocolado hoje (24). Para a Justiça de Piracicaba, não existe comprovação de inelegibilidade, já que a lei da Ficha Limpa exige não apenas a simples condenação em segunda instância, mas a conjugação de outros requisitos que importem em seu reconhecimento, como enriquecimento ilícito, dano ao erário e ato doloso em trânsito julgado, o que, segundo o magistrado dr. Wander Pereira Rossete Junior, não se enquadra na situação do prefeito de Piracicaba. Segundo a defesa do prefeito municipal, a coligação entende que a decisão do TRE-SP é equivocada, deve ser revertida e, por isso, a campanha segue normalmente. Barjas Negri gravou vídeo ontem (23), que está sendo exibido nas redes sociais, dizendo estar a oposição comemorando uma vitória parcial, mas que, nada muda, convocando todos para não se dispensarem e domingo (29), comparecerem as urnas para votar.