Combate a aglomeração e ausência de máscara: transporte público é o foco

(Leia no PONTO FINAL).



BOM DIA.

Os feriados bancários do carnaval de 2021 (segunda, terça e quarta até às 12 horas) surpreenderam muitos. Pergunta simples: tivemos carnaval este ano? Não. Aliás, com muita antecedência sabíamos que não existiria carnaval este ano. No carnaval, sequer é feriado. Pontos facultativos foram suspensos. Tudo funcionou com normalidade: repartições públicas, comércio, indústria, etc. Então, por que os bancos fecharam? Ontem (17), muita gente estava nas filas, esperando o banco abrir às 10 horas e nas portas dos estabelecimentos, nenhum aviso. Alguém melhor informado avisava e a decepção, surpresa e revolta era imediata. Por que fechado? Pandemia, doença, morte, desemprego, falência, e, o banco, um segmento com lucro lá no alto, simplesmente deixa de atender. Belo exemplo num país que mostra economia combalida, precisando de muita energia e trabalho para se recuperar. Um bom dia para você.

O QUE
ELES DIZEM

“HÁ APATIA COM VOLTA AO PODER DE ENVOLVIDOS COM CORRUPÇÃO”.

(Deltan Dallagnol (Ex-coordenador da operação Lava Jato de 2014 a 2020).

CURTAS&MISTURADAS

● MÉDICO Paulo Serra, nomeado, assume na Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Piracicaba, o cargo (em comissão) de Assessor Especial de Projetos. DEPUTADO federal Daniel Silveira (PSL/RJ), foi levado a prisão pela Polícia Federal, atendendo decisão do ministro Alexandre de Moraes: sempre envolvido em polêmicas, o parlamentar fez fortes pronunciamentos, atacando ministros e o STF. ● CHEGOU a vez do Tribunal de Contas da União (TCU) cobrar do Ministério da Saúde explicações sobre distribuição de cloroquina. ● PALMEIRAS comemorou a conquista da “Libertadores da América”, reunindo 250 convidados numa casa de eventos em São Paulo: sobram críticas a diretoria alviverde pelo acontecido, em plena pandemia, quando aglomerações são proibidas. ● FILMES na televisão (canal fechado) oferecidos por operadoras, mostram um festival de repetições: produto que pode ser considerado de má qualidade. ● GOVERNADOR João Dória decide recuar depois de sentir erro estratégico quando reuniu tucanos para tirar Aécio Neves do PSDB. ● PIRACICABA possui 56 hortas cadastradas: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento quer estimular a criação de muto mais. + ENCERRADO o Campeonato Brasileiro, dia 25 de fevereiro, Corinthians e São Paulo dispensarão ou negociarão muitos jogadores. ● LIDERANÇAS da considerada esquerda da política brasileira, argumentam que, se os partidos de oposição não buscarem bandeiras e projetos, o caminho ficará livre para Jair Bolsonaro em 2022. ● XUXA de volta a Globo poderá ter programa nas tardes de sábado. ● LIDERANÇAS tucanas sabem que João Dória Junior, governador de São Paulo, pode deixar o partido se não tiver certeza absoluta quanto a disputa pela Presidência da República em 2022. ● NINGUÉM tem dúvida: quem vencer domingo (21), no Maracanã (Flamengo x Internacional), será campeão brasileiro. ● ONTEM (17), a Igreja Católica viveu a quarta-feira de cinzas: abertura da quaresma, 46 dias antes da Páscoa, dia 4 de abril, com Domingo de Ramos dia 28 de março e a Sexta-feira Santa, dia 2 de abril. ● JAPÃO também é um país preocupado com vacinação lenta contra a Covid-19, lembrando que vai sediar os Jogos Olímpicos em julho e agosto. ● MAIS de um mês e meio depois das festas de fim de ano, Piracicaba ainda registra diariamente mais de 100 casos da Covid-19: ontem (17), um (1) óbito e 110 infecções confirmadas.

PONTO FINAL

Em Piracicaba, por conta da  Covid-19, todos os dias temos óbito e mais de cem (100) casos confirmados. O novo governo municipal da Nova da Colina busca combater as infecções e tem se movimentado nesse sentido. Enquanto as vacinações acontecem, forças tarefas entram em ação todos finais de semana, coibindo festas clandestinas. O Governo de São Paulo, quando vê números pressionando, fecha o comércio e complica a economia que se vê cada vez mais fragilizada. É consenso ser preciso no sentido de derrotar a doença e recuperar empresas e empregos, a necessidade de  acelerar a vacinação, contudo, para chegar ao mínimo necessário, de 40% a 50% de imunizações, vai demorar. Não existe outra saída ou solução, a não ser cumprir de forma cada vez mais rígida as normas já conhecidas, como uso da máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações, cabendo aos municípios agir e apertarem o cerco. Em Piracicaba, tem um segmento solto e, por falta de organização ou fiscalização, não segue as normas. Nos referimos ao transporte público. Em Piracicaba, basta observar nos terminais urbanos, a aglomeração de pessoas a partir das 6 horas, quando o cidadão vai para o trabalho. Os ônibus deixam os locais com superlotação e muitos sem máscara. A reclamação é pela falta de coletivos. Não seria o caso de a Prefeitura Municipal e a empresa de ônibus se entenderem? Por que, pelo menos no momento de pico, hora do trabalho, uma fiscalização presente, séria, verdadeira? Que tal as autoridades se fizerem presentes no local, liberando ônibus na medida que acontece a lotação permitida, com os sem máscara sendo impedidos de embarcar? Não seria o caso de ter no terminal, ônibus de reserva, sendo utilizados na medida que a demanda exige? Afinal, a aplicação dessas providências é impossível ou possível?

VOLTO AMANHÃ.

ATÉ LÁ.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.