(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
O XV está muito bem. Com uma possível paralisação do campeonato, o alvinegro ganharia tempo para a recuperação de jogadores entregues ao DM, caso do centro avante Tito. Por outro lado, com 100% de aproveitamento, muitas vezes uma parada prejudica, tira o embalo e dá chance para outros se acertarem. Faz parte. Se a bola parar, o prejuízo é grande para milhares de pessoas, pois o futebol emprega muito direta e indiretamente. Times pequenos ou do interior sofrem muito mais a partir dos contratos que sempre terminam de acordo com a data de encerramento da competição. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“SE FOR PRECISO, PARA UNIR O CENTRO, O PSDB PODE ATÉ ABRIR MÃO DE CANDIDATURA EM 2020”.
Aécio Neves/PSDB-MG (Deputado Federal).
CURTAS&MISTURADAS
● ÚLTIMO final de semana em Brasília serviu para discussões sobre compra de vacinas e troca do Ministro da Saúde. ● EMPRESÁRIO bilionário Carlos Wizard, liderando a ideia de a iniciativa privada comprar vacinas, concorda em dividir a metade com o Ministério da Saúde, mas confessa que faz isso contrariado. ● WAGNER Lenbart, secretário de Gestão e Desempenho Social do Ministério da Economia, pediu demissão: ministro Paulo Guedes considera um fato normal, lamenta, lembrando que faz parte da rotina. ● PARECE não existir dúvidas: auxílio emergencial de 250 mil reais passará a ser pago em abril (num total de 4 parcelas) e muito menos gente irá receber numa comparação com os 600 reais pagos em 2020. ● DEMITIDO pelo presidente Bolsonaro, o executivo Roberto Castelo Branco, deixou a presidência da Petrobrás e passou a ser cogitado para o conselho da Vale. ● BREVEMENTE todo trabalhador terá ao seu lado um robô e, quem não se adaptar a essa nova realidade irá perder o emprego: palavras de Thomas Davenport, doutor pelo Universidade de Harvard. ● IBGE assinala que as vendas do varejo começaram o ano em queda consequência do desemprego, medidas restritivas e falta do auxilio emergencial. ● OMS (Organização Mundial da Saúde) insisti no seu alerta: o Brasil não diminuirá casos da Covid-19 sem adotar duras medidas. ● MUITA gente ainda faz confusão: o ex-presidente Lula teve seus processos anulados numa ação monocrática do ministro Edson Fachin que ainda deve ser analisada pelo plenário do STF: Lula não foi e nem é considerado inocente. ● FOI instalada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma CPI que visa investigar fura fila na vacinação, mais gastos com a pandemia: cerca de 80 servidores do alto escalão teriam sido imunizados.
PONTO FINAL
A grande notícia chegou ontem (15), quando da participação do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Antonio Scarassati Vinholi, no Jornal da Manhã, na Jovem Pan News 910. No estúdio da emissora estavam os apresentadores do programa jornalístico (diariamente das 8 às 9 horas), o deputado Roberto Morais e o jornalista Marcelo Sá. Também presente, o ex-prefeito Barjas Negri, o convidado do dia para ser entrevistado. Marco Vinholi iniciou sua fala cumprimentando o deputado: “Roberto, você está de parabéns, pois está prestes a se concretizar uma iniciativa sua, sempre preocupado com o avanço de Piracicaba, que finalmente poderá ser tornar polo de Região Metropolitana”. De fato, Roberto Morais protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo o pedido para a criação da Região Metropolitana em 2014. Confessou o deputado a sua felicidade exatamente no dia em que completava 22 anos como parlamentar paulista. Vale a pena lembrar que Piracicaba é atualmente sede do Aglomerado Urbano, também iniciativa de Roberto Morais. A comemoração se justifica: em 1999 (15 de março), ao tomar posse como deputado estadual, Morais, então repórter na rádio Difusora de Piracicaba, entrevistado por Edivaldo Tietz (da equipe de jornalismo e esportes), disse que uma das suas maiores alegrias e uma meta, seria ver Piracicaba independente. Explicou: “Desde criança ouço falar que Piracicaba é fundo de quintal de Campinas. Isso não me agrada nem um pouco, aliás, muito me incomoda. Considero Piracicaba uma grande força comercial, industrial e cultural do interior paulista”. Não deu outra. Nas últimas duas décadas, a Noiva da Colina progrediu, avançou e ficou marcada por inúmeras conquistas. Da nova Região Metropolitana a ser criada fará parte vinte e cinco (25) cidades, compondo um milhão e quinhentos mil habitantes. Representando R$ 76,82 bilhões, cerca de R$ 44 mil per capita, nível comparado a regiões europeias, é maior que várias outras regiões metropolitanas do estado. A força de uma Região Metropolitana proporciona oportunidade para a criação de um fundo com recursos dos municípios e pode inclusive alavancar recursos junto ao governo federal e até organismos internacionais. Roberto Morais completou: “Por uma questão de justiça, é preciso considerar e lembrar que vários políticos, vereadores, prefeitos contribuíram para essa novidade. Mas, o que interessa mesmo, é que a sonhada conquista está prestes a acontecer”.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.