(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Meio a pandemia, muita confusão em Brasília. É possível imaginar enormes dificuldades para derrotar uma doença e recuperar a economia. É possível acreditar antes de se pensar no país e no seu povo, privilegiar interesses partidários e pessoais. Afinal, se não tem problema, arruma-se com a maior facilidade. Judiciário legisla; legislativo que precisa votar projetos importantíssimos se vê envolvido com CPI em momento errado, graças a motivações ideológicas e objetivos políticos, e o executivo pouco ou nada consegue fazer e acaba piorando o que já é ruim com posturas, pronunciamentos e até gravações inoportunas. Com tanta desordem, que tipo de esperança podemos ter convivendo com centenas de mortes todos os dias? Mesmo assim, um bom dia para você.
O
QUE
ELES DIZEM
“BOLSONARO PODERIA TER CAPITANEADO A CRISE, MAS HÁ CERTA PERSEGUIÇÃO A ELE”.
Romeu Zema (Governador de Minas Gerais).
CURTAS&MISTURADAS
● PREFEITO Luciano Almeida e secretários municipais tomaram ciênciade projetos avançados voltados ao conceito de cidades inteligentes: após exposições visando áreas de mobilidade urbana, desenvolvimento e sustentabilidade, tecnologia, planejamento urbano e infraestrutura, o prefeito Luciano Almeida pediu aos secretários do município que analisem e verifiquem a viabilidade de serem implantados em Piracicaba. + CPI da Covid-19 provoca já no seu início, muita polêmica e incertezas: sem surpresa, pois nasceu de forma equivocada.● SENADOR Jorge Cajuru divide opiniões gravando e divulgando uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro: para uns foi combinado, para outros trata-se da falta de respeito e ética. + PIRACICABA aguardando e precisando de mais vacinas CoronaVac: recebeu esta semana 3.430 doses da AstraZeneca/Oxford. ● CORINTHIANS não consegue bons resultados com seu time reserva: preocupação é grande, pois o elenco é fraco e falta dinheiro para contratações.● TAUBATÉ é mais uma cidade que convive com o drama da perda de importantes empresas: o município com 317.915 habitantes perdeu a LG e Ford, antigas empresas, ambas empregando 1.830 trabalhadores. ● PRESIDENTE Bolsonaro vê seu prestígio político intocável na região sul do país: para os gaúchos, o Presidente da República é vítima da pandemia e tem apoio inclusive dos empresários. ● CARNE congelada que sofreu descarte (654kg), vai ser motivo de uma sindicância: o que se comenta, é que a atual administração municipal de Piracicaba também foi surpreendida e que o pernil se encontrava armazenado desde o início do ano passado. ● CONMEBOL teria adquirido 50 mil vacinas contra a Covid-19 para os clubes que disputam Libertadores e a Sul-Americana: já existem criticas por causa de um privilégio imoral. ● PIRACICABA vacinou até a tarde de ontem (15)754 profissionais da educação.● PESQUISA condena o delivery por causa da presença do plástico na entrega das refeições: clientes responderam que os aplicativos são responsáveis por 72% do lixo. ● CARRO por assinatura: serviço criado por locadoras passa a ser oferecido diretamente pelas montadoras, com os fabricantes de veículos se responsabilizando por documentações, seguro e revisões. ● COVID-19 em Piracicaba ontem (14): seis (6) óbitos (4 homens e 2 mulheres), 125 novos casos confirmados (65 homens e 60 mulheres), lembrando que no momento a taxa de ocupação de UTI é de 78% e de enfermaria 57%. ● GOVERNO Municipal de Piracicaba está convidando a imprensa para evento amanhã (17), sexta-feira, 10 horas no anfiteatro da Secretaria da Educação, quando o prefeito Luciano Almeida e secretários municipais irão apresentar diagnóstico dos cem (100) primeiros dias da atual administração: a coletiva será transmitida pelo Facebook.
PONTO FINAL
A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba dá início hoje, dia 15, a vacinação contra a gripe (influenza), nesta primeira fase atendendo crianças de 6 meses a 6 anos. Também amanhã, sexta, dia 16, a vacina estará a disposição nas unidades de saúde. No sábado (17), depois de amanhã, considerado o Dia “D” da Influenza, a vacina atenderá ainda puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), gestantes, e profissionais da saúde que também fazem parte do grupo prioritário. A estimativa é vacinar 44.450 pessoas nesta primeira etapa. Para o início do processo, a Prefeitura de Piracicaba recebeu 12.560 doses. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e influenza conjuntamente, determinando um intervalo de 14 dias. As vacinações acontecem a partir das 8 horas, solicitando a apresentação da carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto, não sendo necessário o agendamento prévio. A segunda fase da vacina contra a gripe terá início dia 11 de maio para pessoas com 60 anos ou mais, além dos professores da rede pública. Terceira fase começará dia 9 de junho atendendo pessoas com comorbidades e com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla; mais caminhoneiros, trabalhadores portuários, do transporte coletivo, profissionais das forças armadas, segurança, salvamento; funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens adolescentes sob medidas socioeducativas.
GOVERNO ANUNCIOU NOVAS DATAS. MAS, HAVERÁ ATRASO NAS VACINAÇÕES.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou ontem (14), mais duas datas para vacinações contra a Covid-19. Pessoas com idade de 63 e 64 anos serão vacinadas a partir de 29 de abril, e os com 60 e 62, no dia 6 de maio. A confirmação depende da chegada de mais vacinas. O Instituto Butantã interrompeu a produção da CoronaVac e vacinas programadas para abril, deverão ser distribuídas apenas no início de maio. Atualmente em Piracicaba estão recebendo vacinas os cidadãos (as) com 67 anos ou mais.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.