(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Vai se tornando comum ouvir que fulano (a) tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 e acabou falecendo. Já conversamos com familiares preocupados: “Será que a vacina foi aplicada mesmo?”. Ou então: “Acho que a vacina não resolve. É tudo lobby de laboratórios que ganham uma fortuna”. Duas situações distintas e nenhuma está certa. Pelo menos em Piracicaba, não se conhece nenhum problema envolvendo a aplicação de vacina. Por orientação da Secretaria Municipal de Saúde, quando do procedimento, a funcionária deve mostrar o frasco, a seringa vazia, depois cheia e novamente a seringa vazia após a aplicação. Com respeito aos laboratórios, nada a contestar quanto a qualidade, pois a vacina só é adquirida pelo Governo Federal depois da aprovação por parte da Anvisa, uma agência séria e independente. Tem mais: no Brasil, as vacinas passam pelo Butantã e Fiocruz, duas instituições de enorme prestigio e confiabilidade. O problema pode ser outro: tem quem acredite que após as duas doses, a pessoa está totalmente imunizada. Nada disso. Máscara e distanciamento continuarão (e ainda por longo tempo) sendo indispensáveis. Muito já se sabe sobre o vírus, mas muito ainda está para ser descoberto. Portanto, não mude a sua nova rotina após a vacina. Um bom dia para você.
O QUE ELES DIZEM
“CPI é uma questão interna do Senado Federal que não pode ter interferência que fere a harmonia e independência entre os Poderes”.
Rodrigo Pacheco (Presidente do Senado Federal, reagindo a decisão da Justiça Federal que proibiu Renan Calheiros de participar da CPI da Covid. Acabou sendo cassada. Já quando o STF determinou a instalação da referida Comissão Parlamentar de Inquérito, o mesmo Rodrigo Pacheco afirmou que decisão judicial se cumpre”.
OLHO NO OLHO
Antes mesmo de ser instalada (CPI da Covid-19) já se ouvia ponderações sobre ao momento inoportuno para a uma CPI no Congresso Nacional. Em seguida, contestações sobre a presença de Renan Calheiros na mesma, ele pai do governador Renan Filho, ambos bastante encrencados perante justiça do país. Aliás, também outros escolhidos para investigar o Governo Federal tem ficha suja, ou seja, devem explicações ao Poder Judiciário. A verdade é que essa CPI vai viver sob fogo cruzado durante toda sua existência, poisos governistas defendem a tese de que o verdadeiro objetivo é incriminar o governo Jair Bolsonaro. Evitar sua presença nas eleições de 2022, seria um golpe de mestre, deixando o caminho livre para Luís Inácio Lula da Silva, mesmo sem a certeza da sua presença na próxima disputa presidencial. Na gaveta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acumulam-se dezenas de pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Lira respondeu a oposição e a imprensa: “Todos os pedidos são inúteis”.
OPINIÃO
Visível a queda técnica da Taça “Libertadores da América”. Times com nomes desconhecidos e futebol limitado, passam a ser uma rotina na importante competição sul-americana. Mas, o que vale e o dinheiro, cada ano melhor e a oportunidade de disputar o Mundial Interclubes. Quando da não presença dos considerados grandes do futebol da América, vendo na televisão, os então teoricamente pequenos em campo, dá sono. Nível sofrível.
PONTO FINAL
Muita gente esperou ansiosamente por esta semana, quando a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba anunciaria a vacinação para pessoas com 63 anos ou mais. Acostumou-se com o aviso na rede social e também nos meios de comunicação tradicional, um dia antes da abertura da agenda, mas desta feita não foi o que aconteceu. Quando o cidadão (ã) viu o aviso no Facebook da Prefeitura Municipal, um dia antes da publicação nos jornais, ao ligar para o agendamento, recebia a informação de que não havia mais vaga. Como? Quem teve sorte (?) conseguiu lugar em bairro distante. Pergunta natural de todos: “Como não tem mais vaga, se o aviso da Prefeitura Municipal só foi publicado agora?”. E, isso aconteceu na tarde de segunda-feira (26). Sem nada entender, a expectativa (e esperança) de quem vai ser chamado para vacinação na próxima semana, é receber o informe da Prefeitura Municipal com antecedência, como aliás acontecia no início do processo e jamais causou problemas. Qual a dificuldade para se ter um procedimento único ou padrão?