(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Dois grandes amigos e empresários participaram ontem (19), de dois programas distintos no rádio piracicabano: Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana esteve na Jovem Pan News Piracicaba (910) com Roberto Morais e Adriana Passari e o Luiz Carlos Furtuoso, presidente da Acipi, na Educadora (1060) com o Mário Luiz. Oportunas perguntas, e duas conversas inteligentes, mostrando o valor do rádio jornalístico e empresários reconhecidamente vencedores. Piracicaba é uma cidade privilegiada (sempre insistimos quanto a essa benção) graças a sua força econômica, social, cultural, educacional, sempre enaltecendo presenças de gente séria, focada no bem estar da população, consequentemente comprometidas com crescimento e o progresso. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“Geraldo Alckmin será candidato ao governo paulista em 2022 dentro ou fora do PSDB”.
Pedro Tobias (Médico e político tucano atuante em São Paulo).
OLHO NO OLHO
A Folha de S. Paulo, explicitamente contra Jair Bolsonaro, aumenta estrategicamente, a cada dia, espaço favorável ao PT. Se, acontece impondo, não é bom para o jornalismo. Somos leitores (e faz tempo) tanto da Folha como do Estadão e não vamos deixar de ser. Ótimos jornais. Admiração por vários colunistas, cadernos muito bem cuidados, contudo, a linha editorial obrigatoriamente em respeito ao leitor, precisaria e deveria ser imparcial. Qualquer mídia tem todo tipo de seguidores, ou seja, da esquerda, centro, direita, desse ou daquele time, dessa ou de outra religião, e a honestidade jornalística é o aval da credibilidade. Forçar pode configurar um grande erro, além de comprometedor, até porque, nos dias atuais, tempos de redes sociais, é impossível esconder ou iludir. Números, estatísticas, bastidores, narrativas sem lógica, são vistos nos jornais, num confronto radical com a realidade que todos veem e com ela convivem. Normalmente quem lê jornal e revista, pessoa familiarizada com a leitura, faz suas análises, tem seus parâmetros e facilmente chega a conclusões. Se já é ruim parecer parcial, quem dera mostrar ingenuidade. Uma aposta por razões conhecidas, no entanto, com seríssimos riscos para o futuro.
OPINIÃO
O empate para o Oeste em Piracicaba, ficou de bom tamanho. O XV tinha obrigação de buscar a vitória, se realmente pensa no acesso. Por outro lado, se considerarmos que os dois times são iguais, o empate que já aconteceu na fase classificatória (1×1 em Barueri), pode novamente se repetir amanhã (20). O placar sem gols mostrou (novamente) que nenhum dos dois foi superior: revezando-se, tivemos domínio do Oeste, do XV, um bom tempo de equilíbrio, e também minutos com direto a chutões. O XV esteve bem no primeiro tempo, até surpreendendo com algumas jogadas ensaiadas. Na segunda etapa faltou ousadia por parte de Moises Egert. As substituições sempre demoradas, mostra troca de seis por meia dúzia, não oferecendo chances para qualquer mudança tática. Por que Tito somente aos 40 minutos do segundo tempo? Com direito a cinco alterações, uma regra totalmente favorável ao técnico, pode-se mudar já no vestiário, ou então, com 15 minutos da etapa final, corrigir, melhorar, enfim, tentar algo de diferente, colocando sangue novo, jogador descansado, atitude com influência até psicológica. Ericsson e Mazinho, cansados, se mostraram muito tempo (em campo) improdutivos. Ainda o Tito: ou ele tem condições de jogar pelo menos 45 ou que seja 30 minutos, ou não vale a pena relacioná-lo para o jogo. É o único do elenco, com capacidade para mudar taticamente o setor ofensivo do time. E, por que Gustavo Hebling foi tirado do time? Um dos melhores do XV no campeonato, de repente, foi esquecido. Técnico ganha jogo? Sim, porém, desde que não falhe em excesso ou mostre medo. Moisés Egert, quinzista, praticamente um piracicabano, querido, honesto, reconhecidamente capaz, não pode mais falhar, principalmente amanhã (21) em Barueri.
PONTO FINAL.
Já se tornou rotina em Piracicaba, ações da ArcelorMittal em parceria com a Prefeitura Municipal, de apoio ao desenvolvimento da área social, cultural, educacional e ambiental. Já tivemos a oportunidade de assistir belos eventos no teatro Municipal, com a empresa mineira mostrando toda a sua disposição e interesse de se fazer presente em ventos piracicabanos, principalmente prestigiando crianças e adolescentes. Agora, com a Prefeitura Municipal sob novo comando, tudo isso pode não só se manter, como ser ampliado e, para estreitar laços que mostram perfeito entendimento, o prefeito Luciano Almeida, acompanhado de José Luiz Guidotti Junior, secretário de Desenvolvimento Econômico, esteve na empresa na manhã da última terça-feira (18), quando foi recebido pelo diretor da unidade Luís Augusto de Arruda, mais o gerente Paulo Raso (Pessoas), Leonardo Woitowicz (Laminação), e Ana Scagnolato (Analista de RH). Na oportunidade foi apresentada aos visitantes a unidade piracicabana, focando os aspectos da gestão econômica e social e resultados de responsabilidade social. Debateu-se ainda, novos projetos para 2021 a serem desenvolvidos em conjunto com a Prefeitura Municipal. Antes de se retirar, o prefeito Luciano Almeida, mais o secretário José Luiz Guidotti Junior, visitaram área da fábrica da ArcelorMittal.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.