(Leia no PONTO FINAL)
BOM DIA.
Todos de olho no termômetro. A expectativa é de mais frio hoje (30). Mas, a temperatura deve começar a subir já a partir de amanhã, sábado (31). Tudo indica que os desabrigados receberam e recebem toda a atenção das autoridades, que providenciaram estrutura necessária para o socorro. Pode parecer incrível, mas ainda existe gente que se nega a deixar a rua e segundo pesquisas, isso acontece com aqueles que foram vítimas de sério conflito familiar. Esperamos ver um dia essa situação acabar e que a rua fique livre dos dramas. Um bom dia para você.
O QUE
ELAS DIZEM
“NÃO BASTA SE EXERCITAR, PASSAR HORAS NUMA ACADEMIA. É NECESSÁRIO SABER SE ALIMENTAR E NÃO EXISTE DIETA MILAGROSA”.
Lorena Schmeiske (Fisioterapeuta entrevistada pelo jornal O Estado de S. Paulo).
OLHO NO OLHO
Ciro Nogueira (Senador do PP e do Centrão), já começou a trabalhar no Palácio do Planalto mesmo antes da posse oficial. Não é difícil entender a estratégia do presidente Jair Bolsonaro. Pressionado, correndo riscos de não conseguir aprovar projetos no Congresso Nacional e de até mesmo colocar em risco sua candidatura a reeleição, tratou de se defender. Quando cercado ou acuado, cada um usa as armas que dispõe e, Bolsonaro reagiu desta feita ouvindo amigos e assessores. Realmente o Centrão não fazia parte dos seus planos no início do mandato, porém, também não imaginava uma oposição radical, além de acontecimentos até então inimagináveis, como a possibilidade de Lula disputar uma eleição. Lembra da frase “dançando de ac ordo com a música”? É exatamente o que ocorre com o atual Presidente da República que mostra aos seus adversários ou inimigos que saber “jogar”.
OPINIÃO
Dia 14 de setembro, início da Copa Paulista, vamos poder verificar como se encontra o estádio municipal “Barão da Serra Negra”. Quando da última competição, no primeiro semestre (Campeonato Paulista Série A-2), a maior preocupação era com o sistema de iluminação (refletores), já bastante desgastado, para não dizer superado. Semanas atrás, anunciaram o trabalho de pintura, com tinta doada e participação de voluntários. A regra manda que locais públicos sempre recebam melhorias e não poderia ser diferente com o estádio municipal. É preciso estar atento a todos os detalhes e, um deles, nem sempre observado, é a condição do gramado. Como está o mesmo? Qual a sua real situação? Foram providenciados os reparos? Ele está sendo preservado nesse (longo) espaço sem jogos oficiais? Como jogar bem num gramado irregular? O XV logicamente teve (e ainda tem) tempo suficiente para junto com a Prefeitura Municipal e outras possíveis parcerias, cuidar do gramado, deixando-o em boas condições. É preciso bom senso responsabilidade.
PONTO FINAL
Ampliada para todas as pessoas com seis meses de idade ou mais devido à baixa procura, a vacina contra gripe (influenza/H1N1) está disponível em todas as unidades de saúde do município enquanto durarem os estoques. De acordo com o último balanço da campanha (dia 21 de julho), a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 96.425 doses da vacina. A vacinação ocorre nas unidades de saúde de segunda à sexta-feira (dias úteis), a partir das 8 horas. Para receber a vacina, a pessoa deve levar um documento de identificação com foto. Para vacinar crianças é necessário apresentar ainda a carteirinha de vacinação. Mesmo com a ampliação da faixa etária contemplada na campanha, a meta de vacinar 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários das 1ª e 2ª etapas continua. Porém, a cobertura ainda não foi atingida. De acordo com o balanço, foram vacinadas 65.309 pessoas contempladas nessas etapas, o que representa 55% do total estimado dessa população, que é 118.643. A meta (90%) corresponde a vacinar 106.776 pessoas. Fazem parte dos grupos prioritários das 1ª e 2ª etapas, crianças com mais de seis meses e até seis anos; trabalhadores da saúde; gestante; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); idosos e professores da educação básica das redes pública e privada. A campanha de vacinação contra gripe (influenza/H1N1) tem por objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, que podem ser confundidos com os da Covid-19. O Ministério da Saúde orienta que a população deve priorizar a vacina contra a Covid-19. O intervalo mínimo entre as duas vacinas deve ser de 14 dias.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.