(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Nada de chuva. Nesta e também na próxima semana. Quanto a temperatura, continuará subindo com o passar dos dias. Vamos ter um final de semana mais quente e, em mais alguns dias, poderemos chegar a 35 graus. Vacinação segue em frente na nossa cidade, felizmente sem interrupção. Ótimo, pois só assim, aos poucos, a vida poderá retomar a sua normalidade embora, os riscos continuem ainda por muito tempo. Os governos – municipal e estadual – vão flexibilizando as atividades e praticamente quase todos já podem trabalhar. É preciso também que a taxa de desemprego diminua rapidamente, pois a retomada total da economia é uma esperança e necessidade. Um bom dia para você.
O QUE
ELAS DIZEM
“TODAS AS MEDALHAS OLÍMPICAS ME INSPIRARAM MUITO, PRINCIPALMENTE AS DO FERNANDO SCHEFFER E BRUNO FRATUS, POR SEREM DA NATAÇÃO”.
Ana Marcela Cunha (Medalha de Ouro na Maratona Aquática dos Jogos Olímpicos/Japão).
OLHO NO OLHO
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que institui a obrigação do voto impresso, será votada hoje (5)? Fala-se em adiamento (novamente), também da derrota da emenda, e ainda do arquivamento. A promessa é de nesta quinta-feira (5), finalmente resolver a polêmica quer causa muito estragos políticos em Brasília. Segundo analistas, a tendência é pela não aprovação, contudo, com os favoráveis pressionando até o último segundo. Os que pretendem o voto impresso aprovado, também querem que o STF, em particular o ministro Luís Roberto Barroso, explique por que é contra, considerando que o Palácio do Planalto garante ter receita para banca-lo e o mesmo se apresenta como um aprimoramento, garantindo mais segurança numa eleição.
OPINIÃO
O feito da nadadora Ana Marcela foi espetacular. Competindo em olimpíadas desde os 16 anos, é impressionante sua dedicação, persistência e paciência na preparação ao longo de tantos anos, para que o dia da sua glória chegasse. E, chegou. Na TV, ontem (3), vimos sua atuação na água e conquista, do primeiro ao último seguindo. Nadou durante quase duas horas, competindo com as melhores do mundo, sempre mostrando tudo o que é preciso para uma vitória histórica. A cada etapa vencida na água, era normal pensar ou perguntar, se ela, a Ana Marcela, manteria o mesmo ritmo até o fim. Outras competidoras, grandes campeãs, não estariam se poupando para uma arrancada no fim? Perfeitamente possível e até correta a análise, mas a brasileira se manteve perfeita, segura, determinada, e cada braçada parecia a confirmação de que o sonho realmente se tornaria realidade. É preciso lembrar ou considerar não se tratar de uma primeira medalha: ela, a Ana Marcela, já conquistou em competições internacionais, nove medalhas de ouro e duas de prata. Mas, agora foi a tão cobiçada medalha olímpica. Exemplo e orgulho para o esporte e principalmente para quem gosta da natação.
PONTO FINAL
Piracicaba está ranqueada entre as cinquenta (50) cidades do país que mais contrataram com carteira assinada no primeiro semestre de 2021, com a criação de 4.108 novos postos de trabalho. O resultado coloca o município em 12º lugar no Estado de São Paulo entre os que mais criaram empregos com carteira assinada. O número representa o saldo entre admissões e demissões no período. A informação foi divulgada terça-feira (3), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ao noticiar que o Brasil gerou 1,5 milhão de empregos formais de janeiro a junho deste ano. Os dados mostram um cenário favorável, lembrando que no mesmo período em 2020 foram fechadas 1.198.363 vagas no mercado de trabalho. Nos primeiros quatro meses do ano, a indústria foi quem apresentou o melhor saldo na geração de empregos em Piracicaba. No mês de maio, quem liderou as contratações foi o segmento do comércio. A Construção Civil, por sua vez, apareceu em 1° lugar na geração de empregos formais no mês de junho. Diante do cenário apresentado, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luis Guidotti Jr. comentou que, mesmo diante de todas as incertezas do primeiro semestre, com o pico da 2ª onda da pandemia do Coronavírus nos meses de abril e maio, Piracicaba tem mantido um bom desempenho em 2021. Por outro lado, para Guidotti Jr., os setores que mais devem crescer nos próximos meses na geração de empregos formais são a Indústria, Construção Civil, Comércio, Serviços e Turismo: “O turismo é um setor que está aquecido com o avanço da vacinação, diminuição de contaminados pela pandemia e melhoras nos números da saúde de maneira geral. Com a reabertura parcial, já observamos uma demanda expressiva, sabendo que as viagens de curta distância serão privilegiadas pelo turista, o que deve aquecer nossa região neste processo de retomada”, concluiu o secretário municipal.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.