(Leia no PONTO FINAL).
BOM DIA.
Sexta-feira, fim de semana e, com certeza, agitado. Comércio atenderá hoje (6), até às 22 horas e, amanhã (7), até às 18 horas, lembrando que domingo (8), é o Dia dos Pais. Com a temperatura em elevação, a tendência é o povão ir para as ruas também motivado pelo quinto dia útil do mês, data de pagamento. Com o avanço das vacinas, é possível ver menos internações e óbitos (Covid-19), contudo, a população ainda precisa ter cuidado, não deixando de usar máscara e principalmente não se aglomerando. Na próxima semana, sol forte, com chances até para o calor. Um bom dia para você.
O QUE
ELES DIZEM
“O BRASIL LEMBRA O CABO DAS TORMENTAS. O MOMENTO É COMPLICADO, MUITO DIFÍCIL, MAS ESTOU CHEGANDO COM A INTENÇÃO DE DIALOGAR E PACIFICAR”.
Ciro Nogueira/PP-PI (Ministro da Casa Civil no seu discurso de posse).
OLHO NO OLHO
Assuntos obrigatórios na mídia brasileira atualmente: Covid-19, CPI e voto impresso. Logicamente sobra um pouco de tempo para as Olimpíadas. Cansativo, repetitivo, mas é o que se tem para o momento. Enquanto se debate política partidária, misturando os mais variados interesses, os poderes se digladiam em Brasília. Enquanto isso, a inflação, silenciosamente caminha. Preços de medicamentos, alimentos, planos de saúde, energia elétrica, combustíveis, etc., tudo subindo e pressionando a inflação. A taxa Selic já foi reajustada quatro vezes este ano: era de 2,5% em fevereiro, agora chega a 5,25% (último aumento de 1%), e pode atingir de 7 a 7,5% até dezembro 2021. Indústria e comércio chiaram e assim a vida segue. Com as encrencas cada vez maiores no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF, as repercussões sobre os preços são ainda tímidas.
OPINIÃO
Em Piracicaba, o prefeito Luciano Almeida também está tendo que se preocupar com a oposição. Embora ainda de forma branda, cada decisão ou declaração do chefe do executivo piracicabano gera crítica. A princípio, parece que Luciano Almeida não terá sossego, lembrando sempre ser normal num regime democrático. Resta saber se a intenção é apenas a de marcar terreno, irritar ou desestabilizar. A oposição, por enquanto, usa a tática de cutucar e o prefeito responde de forma genérica. Nada assustador, no entanto, ninguém sabe como será mais lá na frente. Oposição existe exatamente para contrapor, então, nenhuma novidade, no entanto, parece cedo demais para cobranças. Caso o normal vire radical, a curiosidade será pelo grau de reação por parte de Luciano Almeida. O melhor para a situação ou oposição é discutível, no entanto, o melhor para a cidade, com certeza, seria a paz. Deixar o atual governo mostrar a que veio e, depois de um tempo razoável, cobrar pra valer, é o correto. Logicamente com argumentos, jamais motivado pelo revanchismo.
PONTO FINAL
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu ontem, (5), às 16 horas, a agenda para a vacinação contra a Covid-19, com a 1ª dose, pessoas com 25 anos ou mais. O agendamento também foi liberado para gestantes e puérperas com 18 anos ou mais. O agendamento aconteceu (ontem, dia 5) e segue no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). De acordo com o estoque de doses recebidas do Ministério da Saúde e a logística para aplicação dessas doses no município, as vagas disponibilizadas são para as pessoas serem vacinadas com a 1ª dose amanhã, sábado, dia 7 de agosto, dia 9 (segunda-feira), e ainda nos dias 10, 11 e 12 (quinta-feira. Após as vagas serem preenchidas (sendo impossível escolher o tipo de vacina bem como o dia), a previsão de nova abertura de agendamento é para a próxima quinta-feira, dia 12 de agosto. Há vagas também para aplicação da 2ª dose. Quem tomou a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 15 de maio e quem tomou a 1ª dose da CoronaVac/Butantan até 17 de julho, pode agendar. Para agilizar a aplicação da dose no ato da vacinação, a população já deve ter cadastrado o CPF no site VacinaJá, do governo do Estado de São Paulo, com antecedência. Link Vacinajá: https://vacinaja.sp.gov.br/. Vale ressaltar que o VacinaJá é um cadastro e é necessário fazer o agendamento da vacinação no VacinaPira, do município.
VOLTO AMANHÃ.
ATÉ LÁ.