Quatro de agosto

● Dia de São João Maria Vianney ● Dia do Padre ● Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer ●

 

DATAS

Dia 5 de agosto

 Dia Nacional da Saúde  Dia de Nossa Senhora das Neves  Dia de Santo Otávio de Nortúmbria

 

Dia 6 de agosto

 Dia Interamericano do Escotista   ●  Dia Nacional dos Professores da Educação.

 

BOM DIA.

Aqui, no Brasil, a vida não está fácil. Quem tem seu emprego, se defende. Quem está parado sofre.  Fala-se em 14 milhões de desempregados, porém, tem quem garanta que é muito mais. Vivemos a expectativa das coisas mudarem. Quando? É a pergunta de todos. Mas, ruim mesmo é a situação do povo venezuelano. Lá, a guerra já chegou. Fome, desemprego, falta de dinheiro, de alimentos e remédios. Mortes e prisões todos os dias. Nicolas Maduro quer governar do seu jeito, ou seja, na base da ditadura. O que intriga é a inércia do mundo, principalmente dos países da América do Sul.  Não se vê nada de concreto no sentido de incomodar o todo poderoso ditador. O relato dos correspondentes que lá estão passam coisas que você e nós achávamos que não existiam mais. Pelo menos no nosso continente. Ontem (3) parece que o presidente da Argentina resolveu se manifestar e de forma mais contundente. Roraima, divisa com a Venezuela, está sendo “invadida” pelo povo da Venezuela. Com Inflação de 700%, quem pode foge e quem não pode sofre tudo o que você imagina de ruim, a partir da humilhação. O que estão esperando acontecer para agir?

 

DESTAQUE

“A coragem, luta e vida dos imigrantes que construíram o bonito bairro de Santana é digna de homenagem e me orgulho dela participar”.

Paulo Serra-PPS (Vereador autor da propositura que esta noite homenageia os 140 anos da Imigração dos italianos da família Vitti no Brasil).

Foto: Fabrice Desmonts – Câmara Piracicaba 

 

DATA
DE HOJE

Dia de São João Maria Vianney

Nasceu na França em 1786. Enfrentou a Revolução Napoleônica. Homem simples, humilde, inteligente e corajoso. Cedo percebeu sua vocação pelo sacerdócio. Se dedicou aos estudos e gostava principalmente do latim, filosofia e teologia.  Começou a escrever aos 18 anos e sua paixão era Jesus e Maria. Uma curiosidade: desertou do Exército porque não conseguia acertar o passo com o seu batalhão.  Morreu aos 73 anos se tornando o Padroeiro dos Padres.

 

Dia do Padre

O padre é aquele que na Igreja Católica Apostólica Romana tem o dever de rezar missa, cuidar dos batizados, das confissões, mas também tem a missão de conversar, orientar, aconselhar as pessoas que precisam ou o procuram. Foi o Papa Pio XI que em 1929 proclamou João Maria Vianney o Padroeiro dos Padres. A data escolhida – 4 de agosto – é pela festa de São João Maria Vianney.

 

Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

É a doença que mata milhões de pessoas. Pesquisas cientificas não param nunca. Busca-se de forma incansável a cura. Mas, embora tenhamos vistos avanços, a verdade é que o caminho é a conscientização. É indispensável todo o cuidado e sempre estar atento as prevenções. São muitas as campanhas com o objetivo de alertar sobre procedimentos por parte de homens e mulheres. A data de hoje tem uma só preocupação ou missão: chamar sua atenção para que nunca esqueça dos exames de rotina.

 

CAMELÓDROMO

 NOVOS PERMISSIONÁRIOS RECEBEM A CHAVE

A Prefeitura Municipal entregou chaves para dez novos permissionários do camelódromo de Piracicaba. O espaço é bastante concorrido. Existiam 318 interessados inscritos e após um novo recadastramento a lista baixou para 181.  O prefeito Barjas Negri e o secretário da SEMTRE, Evandro Evangelista, comandaram a entrega das chaves num ambiente de felicidade e até emoção. O camelódromo existe em Piracicaba desde 1992 graças ao decreto 5.941 de 18 de dezembro. Um total de 75 permissionários atuam no espaço público que comercializa alimentos, brinquedos, bijuterias, calçados, roupas, perfumes e produtos eletrônico entre outros.

 

VITÓRIA

XV VOLTA PERANTE SUA TORCIA

O XV de Piracicaba com duas vitórias seguidas na Copa Paulista volta a jogar esta noite (20 horas) no “Barão da Serra Negra”. O adversário é o Linense e a expectativa como não poderia deixar de ser é boa. Alvinegro piracicabano além de conquistar ampla reabilitação após um começo irregular, tem muitas novidades (jogadores contratados) para mostrar.

Foto: site XV de Piracicaba

 

FIQUE SABENDO

CHEQUE SEM FUNDO

Até parece coisa do passado na era do cartão de crédito e débito. Mas, ainda o cheque está na moda e com os mesmos problemas. A notícia no entanto é positiva: o número de devolvidos caiu 24,6% no primeiro semestre deste ano em comparação com 2016. Bancos creditam essa queda à crise. Atualmente o cheque é usado em cerca de 10% das transações.

 

 

SINCOMÉRCIO

MERCADO DE TRABALHO

Ontem (3) o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba) sediou o encontro da Coordenadoria Sindical Sudeste da FecomércioSP. Dividido em regiões, a de Piracicaba compõe dezenove sindicatos. Na oportunidade debateu-se sobre o atual mercado de trabalho no comércio paulista, além de análises sobre termas atuais como reformas Trabalhista e da Previdência. Abordando a crise dos empregos, constatou-se pelo Sincomércio de Piracicaba a abertura de 181 vagas por parte dos pequenos estabelecimentos de menor porte contra apenas 43 de todo o varejo local.

Foto: Sincomércio
Foto: Sincomércio

 

GENTE
NOTA DEZ

● Leonardo Moniz ● Gerson Tomazini ● Fernanda Ambrozano ● Jessica Gonzales ● Geraldo Rodrigues ● Thiago Amaral ● Roseli Papete ● Karina Serra ● Dr. Ronaldo Moschini ● Dra. Ilda Helena Duarte Rodrigues

 

NEGÓCIO

EFEITO DA REFORMA TRABALHISTA

A aprovação da Reforma Trabalhista foi uma das responsáveis pela melhora no índice de expectativas entre os comerciais de São Paulo, segundo a FecomércioSP.  Segundo a federação do setor o cálculo envolve duas variáveis: a intenção de investir e de contratar. O economista da entidade, Fábio Pina, explica: “A reforma já era esperada e a expectativa de mais contratações excede a de investimentos pois ainda há muita capacidade ociosa”.

 

IMIGRAÇÃO

GRANDE NOITE

Por iniciativa do vereador Paulo Serra (PPS) a Câmara Municipal de Piracicaba presta homenagem hoje aos imigrantes italianos da família Vitti. Chegaram no Brasil em 1877 desembarcando em Santos. Permaneceram 10 anos em Campinas, 6 em Rio Claro e chegaram na Noiva da Colina em 1893 para nunca mais sair do bairro Santana. O casal Bortolo e Maria Madalena Vitti vieram com dez filhos fugindo do desemprego e da falta de dinheiro. Santana hoje tem 800 habitantes e um bairro modelo com toda a estrutura necessária. Hoje teremos muita música, dança e homenagens no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”

Foto: Davi Negri / Câmara Piracicaba

 

TRÊS TEMPOS

LI

A GAZETA fez e faz sucesso com o seu exemplar e revista especial sobre os 250 anos de Piracicaba. Metade da manhã de terça, dia 1 e você já não conseguia mais a GAZETA nas bancas. Trabalho competente, bonito e histórico.

 

VI

Na verdade, todo o Brasil viu na televisão mais uma vez a Câmara dos Deputados em Brasília votar matéria importantíssima. Uma decepção enorme. Não se faz uma Nação ser grande e respeitada sem seriedade.

 

OUVI

Muitos e até exagerados discursos que não acrescentam absolutamente nada. O Brasil vive a sua mais séria crise econômica, política e ética e os políticos não sentem o mínimo constrangimento em citar e defender nomes que devem ser esquecidos para sempre.

 

AGOSTO

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

O Santuário Nossa Senhora dos Prazeres que tem no seu comando o pároco e reitor Padre Edivaldo Nascimento, comemora durante em agosto a festa de Maria. É o mês de Nossa Senhora dos Prazeres, também Padroeira de Piracicaba quando da sua fundação 250 anos atrás. A programação religiosa e festiva é extensa (agosto inteiro) e você pode conferir na própria igreja que fica no bairro Nova Piracicaba (Rua Virgulino de Oliveira 100) ou pela internet acessando www.facebook.com/saantuarionsp

 

 

PIRACICABA

(Informação das obras do jornalista Cecílio Elias Netto).

Pesquisa publicada pelo historiador Lino Vitti em 1967 e realizada junto aos arquivos da Câmara Municipal aponta que o processo de emplacamento das ruas de Piracicaba teve início em 1889 com participações de empresas estrangeiras que já atuavam em São Paulo. Piracicaba providenciou 2.780 unidades.

Compartilhe este post:

Um comentário para “Quatro de agosto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.