BOM DIA.
Assunto do momento em Piracicaba é a saúde. Principalmente a dívida da Prefeitura Municipal com os hospitais. Ficou tenso o clima depois que a Santa Casa anunciou a suspensão das cirurgias eletivas. É evidente que tudo tem um limite, ou seja, não é possível trabalhar sem receber. Como pagar salários, fornecedores de medicamentos e outros produtos sem dinheiro? A Prefeitura Municipal por sua vez, numa fase financeira crítica, além de não ter receita, argumenta que a dívida com os hospitais não foi escriturada, portanto, inexiste forma legal para pagar. Uma coisa é certa: essa situação proporcionada pela Santa Casa não se sustenta por muito tempo e, lembrando que, se existe saída para tudo (com exceção da morte), acreditamos em uma solução. Para o bem de todos.
DATA DE HOJE
● Dia de São Francisco de Assis ● Dia do Poeta ● Dia da Natureza ● Dia do Cão ● Dia Mundial dos Animais ● Dia do Barman ●
DESTAQUE
“O recurso devolvido ainda do orçamento de 2017 pela Câmara Municipal já possibilitou que a Prefeitura se comprometesse com o pagamento de 5 milhões com a Santa Casa, mas a dívida não foi escriturada, razão pelo qual não temos orçamento para o pagamento”.
Barjas Negri (Prefeito Municipal).
MANCHETES
Homenagem a Médicos, Dentistas e Agentes de Saúde, sexta-feira, na Câmara Municipal de Piracicaba.
Moto-taxis: 99% são clandestinos em Piracicaba.
Polícia está investigando estelionato no comércio de Piracicaba: dois presos.
Campanha ForraCão com vários postos na cidade visando coletar jornais.
O XV, segundo colocado no seu grupo, joga sexta no “Barão”, contra a Portuguesa que lidera.
Nascendo a Frente Parlamentar Regional na Câmara Municipal de Piracicaba para buscar recursos em Brasília.
Dia 11, a Coplacana comemora do Dia do Agrônomo.
Hoje, às 19 horas, no Shopping Piracicaba, a abertura Village Outdoor.
Reajustes nos pedágios influenciam os valores dos fretes de soja e milho, segundo ESALQ-LOG.
Previsão de chuva para sábado em Piracicaba. E, temperatura em elevação principalmente a partir de amanhã.
EXCLUSIVO
A Fundação Municipal de Ensino já tem a informação de que o governo paulista vai assinar a regularização da área (onde hoje a FUMEP está instalada) mas a demora se dá pelo fato de isso poder acontecer num dia especial. Se daria quando da vinda governador Geraldo Alckmin a Piracicaba despachando o dia todo na ESALQ.
INADIMPLÊNCIA
CAIU. QUASE NADA, MAS CAIU
Segundo o Serviço Central de Proteção ao Crédito, a inadimplência caiu em Piracicaba 0,1%. A comparação é de agosto contra julho. Já se medir o período, 2017 com 2016, houve um avanço de 5,7%. Os envolvidos direta e indiretamente com o comércio comemoram, pois, na pior das hipóteses, o equilíbrio já foi atingido, não mais registrando aumento de dívidas não pagáveis. Com a recuperação do crédito, o presidente da ACIPI, Paulo Checoli, lembra que mesmo lentamente, a cidade começa a recuperar sua atividade econômica e inclusive o emprego.
TRÊS TEMPOS
AQUI
População da Vila Rezende demonstra descontentamento com o grande número de buracos nas ruas. Sempre aparece mais um, mas a demora é longa para o conserto. Na verdade, os rezendinos sofrem com buracos e o trânsito.
LÁ
Em Brasília, novamente se confrontam os poderes Judiciário e Legislativo. Agora o motivo é o senador Aécio neves. Um critica o outro e quando a solução ou paz não surge, culpa-se a lei. Sempre confusa ou interpretativa.
ACOLÁ
Triste e assustador o momento que vive Las Vegas, com a matança por parte de um maluco ou doente. Fica cada vez mais evidente que o famoso e badalado Primeiro Mundo não está sabendo lidar com o terrorismo e loucura.
PRÊMIO
EXCELÊNCIA, UMA GRANDE HOMENAGEM
Terça-feira (10), na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (auditório) empresas, empresários, personalidades da música e da mídia piracicabana receberão o Prêmio Excelência. A realização é da Produtora Aldora Assessoria e Eventos que aponta nomes e marcas de destaque do mercado. Entre os laureados, Grupo Apparence, Sal&Grill, Oficina dos Óculos, Engenho da Notícia, Porto do Norte, Rosangela Camolesi, Wander Rossette Junior e Barjas Negri.
NEGÓCIO
A MELHORA CHEGANDO
A contratação de estagiários e aprendizes cresceu 2,5% no primeiro trimestre de 2017, segundo estatísticas de autoridades da área econômica da capital paulista. Segundo levantamento, a tendência é de um crescimento bastante animador na reta final deste ano, principalmente com a chegada do Natal.
SANEAMENTO
PIRACICABA SE DESTACA
A Associação Brasileira de Engenharia sanitária e Ambiental divulgou o ranking da Universalização do Saneamento, durante o Congresso Abes Fenasan 2017. Foram avaliados 231 municípios com mais de 100 mil habitantes e Piracicaba se colocou na 14ª posição, observando-se os itens abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. A Noiva da Colina a aparece na frente de cidades como Santos, Araraquara, Maringá, Jundiaí, Limeira, Curitiba, Franca, Maringá e São José dos Campos.
FOTO DO DIA
Como resultado do 4º Encontro de Berneses, realizado em agosto na Rua do Porto, seus realizadores promoverão a entrega de 4,2 toneladas de ração para a ONG Vira lata Vira Vida e 100 litros de shampoo para a Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais. Proprietários dos cães Berneses dizem que o evento teve como lema a interação entre donos, cães e apaixonados pelos amigos de quatro patas. Doação acontecerá nesta quinta-feira (amanhã) às 14 horas na Agropecuária do Mané, bairro Jaraguá, avenida Dona Jane Conceição 1144/1150. Ricardo Cançado é o responsável pela idealização e realização do encontro de Berneses.
ÚLTIMA
Termina dia 1 de novembro o prazo para que motorista de Uber, em Piracicaba, regularizem sua situação conquistando o direito de exercer a profissão denominada transporte de passageiro. A Prefeitura Municipal criou decreto regulamentando o uso do Uber, e entre as exigências, consta a obrigatoriedade de participação no curso de capacitação que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Sest/senat (Rua Rossini Pinto 200, bairro Panorama). O curso custa 130 reais e o motorista do Uber deve desembolsar cerca de 700 reais para deixar toda sua documentação em ordem.